segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eventos SCIP 2012

Na última sexta teve mais um evento da SCIP 2012. Eles tem sido muito interessantes e com grande receptividade. Chegam a participar quase 100 pessoas.

No último evento a discussão foi sobre redes sociais. É possível conseguir cópias da apresentação com a SCIP Brasil - www.scipbrasil.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Turma 4 de Certificação em Inteligência Competitiva

14 de abril começa a 4ª turma do curso para Certificação Competitive Intelligence Professional da Academy of CI. Começa com o curso de Fontes de Coleta e Técnicas de Análise ministrado pelo Edson Ito. Ele explora em particular um case de coleta em uma feira profissional onde os alunos exercitam as técnicas de coleta de informações em fontes humanas. Teoria e prática. Bastante dinâmico como todos os cursos da Academy. Serão 5 cursos do CIP-I que ocorrerão 5 sábados seguidos. Não é preciso fazer todos os cursos caso nem todos os temas interessem ao participante. Mas fazendo os 5 cursos tem a vantagem de poder prestar o exame de Certificação Internacional.


Os 5 cursos são os seguintes:

Lista de Cursos

Cursos com Certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) - Academy of CI

Fundamentos - Nível CIP™ - I de certificação


São Paulo Belo Horizonte

São Paulo
Horário
Fontes de Inteligência e Técnicas de Coleta
Encontre maneiras criativas e comprovadas para desenvolver o processo de inteligência sobre seus concorrentes e mercado. Aprenda técnicas éticas de obtenção de informação a campo. >>Saiba mais.
14/Abril a definie
30 julho
8:30-17:00
Benchmarking Competitivo e Análise Tática
Aprenda métodos práticos para analisar e prever ameaças competitivas. >>Saiba mais.
5/maio
a definir
31/julho
8:30-17:00
Análise de Pontos Cegos (Competitive Blindspots)
Identifique vulnerabilidades estratégicas de seus concorrentes e seus movimentos mais prováveis. >>Saiba mais.
12/maio a definir
1/asgosto 8:30-17:00
Análise Cross-Competitor
Antecipe de maneira simplificada o movimento dos concorrentes quando vários competidores estão envolvidos. >>Saiba mais.
19/maio a definir
2/agosto 8:30-17:00
Criação e implantação de Operação de Inteligência
de Classe Mundial
Aprenda o que é preciso para desenvolver e executar uma operação de inteligência de padrão classe mundial. >>Saiba mais.
2/junho a definir
3/agosto 8:30-17:00

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nova rodada de cursos da ADVS/Academy of CI

No próximo dia 15 de outubro começa a nova turma do curso para Certificação Competitive Intelligence Professional da Academy of CI. Começa com o curso de Fontes de Coleta e Técnicas de Análise ministrado pelo Edson Ito. Ele explora em particular um case de coleta em uma feira profissional onde os alunos exercitam as técnicas de coleta de informações em fontes humanas. Teoria e prática. Bastante dinâmico como todos os cursos da Academy. Serão 5 cursos do CIP-I que ocorrerão 5 sábados seguidos. Não é preciso fazer todos os cursos caso nem todos os temas interessem ao participante. Mas fazendo os 5 cursos tem a vantagem de poder prestar o exame de Certificação Internacional.


Os 5 cursos são os seguintes:

Lista de Cursos

Cursos com Certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) - Academy of CI

Fundamentos - Nível CIP™ - I de certificação

  São Paulo Belo Horizonte Cursos 2012 Horário
Fontes de Inteligência e Técnicas de Coleta
Encontre maneiras criativas e comprovadas para desenvolver o processo de inteligência sobre seus concorrentes e mercado. Aprenda técnicas éticas de obtenção de informação a campo. >>Saiba mais.
15/Outubro 24/Novembro Fevereiro 8:30-17:00
Benchmarking Competitivo e Análise Tática
Aprenda métodos práticos para analisar e prever ameaças competitivas. >>Saiba mais.
22/Outubro 25/Novembro Fevereiro 8:30-17:00
Análise de Pontos Cegos (Competitive Blindspots)
Identifique vulnerabilidades estratégicas de seus concorrentes e seus movimentos mais prováveis. >>Saiba mais.
29/Outubro 01/Dezembro Fevereiro 8:30-17:00
Análise Cross-Competitor
Antecipe de maneira simplificada o movimento dos concorrentes quando vários competidores estão envolvidos. >>Saiba mais.
05/Novembro 02/Dezembro Fevereiro 8:30-17:00
Criação e implantação de Operação de Inteligência
de Classe Mundial
Aprenda o que é preciso para desenvolver e executar uma operação de inteligência de padrão classe mundial. >>Saiba mais.
12/Novembro 30/Novembro Fevereiro 8:30-17:00



Eles vão ocorrer também em BH em novembro e dezembro. Um dia inteiro de curso cada vez.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cenários Prospectivos - Evento SCIP

Transcrevo abaixo, a matéria publicada no portal Meta Análise sobre Cenários Prospectivos que saiu hoje:


SCIP Brasil discute prospecção estratégica e se prepara para evento internacional.
A SCIP Brasil, capítulo da SCIP Internacional (Strategic and Competitive Intelligence Professionals), com apoio da ADVS Brasil, realizou na sede da FIPE, em São Paulo, o 2º Encontro SCIP Brasil 2011. Com o tema “Cenários Prospectivos em Tempos de Incertezas”, o objetivo foi discutir os conceitos e aplicações práticas dos cenários na atual conjuntura econômica, em que boa parte das empresas enfrentam dúvidas sobre os melhores investimentos a médio e longo prazo.
O Encontro serviu também como aquecimento para o 3º SCIP Latin America Competitive Intelligence Summit, evento a ser realizado em outubro pela SCIP e que discutirá a Inteligência Competitiva e estratégica nos países emergentes, que ainda engatinham na aplicação desses conceitos. Palestraram no evento o principal do escritório brasileiro da Strategos, Denis Balaguer, e o especialista em planejamento estratégico e financeiro Fernando Cortezi.
Balaguer, que possui uma longa experiência em aplicação de cenários na Embraer, estatal brasileira de aviação, focou sua palestra nos conceitos de prospecção e no desenvolvimento de cenários. Segundo ele, o homem sempre teve a necessidade de antecipar os acontecimentos futuros e, de alguma forma, prever o futuro. No entanto, “as coisas costumam dar errado”.
O problema para as empresas, ainda mais em tempos de crise internacional, é saber o que fazer e como investir. Para isso, explica Balaguer, é preciso conhecer quem será o consumidor do futuro, além dos requisitos do mercado, as tecnologias que estarão disponíveis, as condições econômicas e o panorama social e político. “Quanto mais longe e mais distante no tempo, mais difícil fazer uma previsão acurada”, diz.
Segundo o executivo, levando em conta tantas variáveis é necessário ao responsável pela prospecção de cenários assumir que, qualquer que seja sua previsão, ela pode estar errada. “O critério de sucesso do nosso trabalho não é o acerto, mas sim o conforto do gestor na hora de tomar suas decisões”, explica. Assim, os cenários prospectivos partem da ideia de prever o futuro a partir de possibilidades.
O principal da Strategos Brasil também deu dicas para a formulação de cenários pelos profissionais de Inteligência. “Descubra o que é sucesso para seu decisor, para saber o que ele espera de você, comunique-se com ele de forma clara e desenvolva ao menos quatro cenários simples, pois esse número força uma decisão. Além disso, nunca elimine eventos extremos dos seus cenários, pois eles acontecem, e quando acontecerem é melhor que sua empresa esteja preparada.” Balaguer também ressaltou a importância de gerir as expectativas dos gestores por resultados e não desistir do trabalho, apesar das críticas. “Essas coisas demoram, não adianta esperar mágicas”, aconselha.
Fernando Cortezi falou, durante o Encontro, do uso de cenários prospectivos na Shell, empresa petrolífera multinacional na qual trabalhou na área de Inteligência. Segundo o especialista, assim como ocorreu na gigante de óleo e gás, é melhor começar a utilização de cenários para áreas específicas, como o setor de tecnologia, por exemplo.
O melhor momento para começar a usar cenários, diz Cortezi, é quando a demanda parte do topo da organização. “Dificilmente se consegue fazer uso realmente efetivo dos cenários quando a iniciativa parte de baixo para cima”, diz. Mesmo porque, explica ele, é necessário que haja um grande patrocinador da iniciativa na empresa, além de um networking interno e externo poderoso, para a coleta de informações importantes na hora da formulação dos cenários. “O papel da prospectiva não é acertar, mas embasar as decisões. Para isso, é necessário entender o problema e ter os dados necessários”, finalizou

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Evento SCIP 2 de setembro

Estou com grande expectativa com o evento da SCIP de 2 de setembro na Fipe. Cenários prospectivos com Denis Balaguer e Fernando Cortezi (professor da ADVS/Academy of CI).

Lotação esgotada.