sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O que é e o que não é Inteligência Competitiva


As discussões que surgiram sobre inteligência competitiva nos EUA tem origem na área de inteligência militar, tendo alguns conceitos da agência de inteligência americana, a CIA sido adaptados para análise da concorrência, sendo Herring (Academy of CI), precursor da área. Na França, por outro lado, os autores que associam seus trabalhos e pesquisas ligados a inteligência competitiva como LESCA (ADVS), procuram aproximar-se de conceitos mais ligados ao processo de inteligência coletiva. 

A literatura sobre IC de uma forma geral relata casos e sugere modelos ainda passíveis de comprovação através de um estudo empírico mais amplo, contando freqüentemente apenas com a opinião do autor a partir de sua experiência profissional. É o que atesta a pesquisa de Saayman et al. (2008) que procura preencher essa lacuna com um estudo quantitativo que busca validar os modelos apontados na literatura como descritivos do processo de CI. Apesar de procurar identificar as particularidades das etapas de 1. planejamento e foco, 2. coleta, 3. Análise, 4. Comunicação, só consegueefetivamente observar três etapas distintas nas empresas, uma vez que as etapas de análise e comunicação se mostram confundidas em uma só etapa. É possível que este resultado se deva ao fato que boa parte da amostra é composta por empresas de pequeno e médio porte e que nestas, análise e comunicação não são etapas claramente distintas, muitas vezes sendo feitas de maneira conjunta pelo corpo diretivo de maneira pouco estruturada. 
As discussões sobre IC começam a ser encontradas com mais freqüência na década de 60. Mas há autores que já associam a discussão de CI aos chineses a 5000 atrás pelos chineses (Qingjiu and Prescott, 2000).

Alguns entendem que o processo de inteligência desenvolvido pelas empresas como algo mais amplo e que a forma de se fazer inteligência se relaciona à viabilidade em se analisar o ambiente (Daft e Weik 1984). Ambientes mais complexos são vistos como de difícil compreensão e exigem processos menos sistemáticos de inteligência competitiva. 

Alguns pesquisadores e também profissionais de inteligência têm caminhado no sentido de ver a atividade de CI de forma mais abrangente que apenas a análise sistemática de dados de mercado, que é o que Gilad (2008) chama de a escola do Reporters, isto é elaboradores de relatorios.
Para Gilad a riquesa dos processos de inteligência está na capacidade de analisar o ambiente competitivo, gerar perspectivas a partir do que se observa. Defende a escola dos Analysts.
Masoqueéentãoa inteligência da empresa, inteligência competitiva. É um processo, é dinâmico. Um dado, uma informação em si não é inteligência. Da leitura, análise e interação com a informação é que emerge a inteligência, a perspectiva que busca Gilad. Da mesma forma, um código de software estático não é um sistema de informação. O sistema de informação só se revela na medida em que é processado, só se revela na execução do código. Da mesma forma, a IC não é inteligência se apenas produz relatórios e documentos que organizam os dados e a informação, o produto da inteligência só existe na medida em que existe um processo que mantém a informação viva, que a trata e que gera um produto que é a ação. Bernhardt (1994) diz que a inteligência competitiva é ao mesmo tempo um processo e um produto. 

Vista como um processo, a IC produz inteligência quando o produto é a ação decorrente do processo. Uma ação, não apenas um relatório. 

Um processo dito de IC deve sensibilizar as pessoas a agirem. O resultado, o produto da inteligência o é somente se significar ação. E para que isto ocorra o processo de inteligência, sua prática deve estar integrada e participativa na discussão do negócio. 

Nota-se no entanto, que muitos não incluem a ação em si como parte integrante do processo de IC. É algo posterior ao ciclo de inteligência que se encerra no que se costuma chamar da etapa de disseminação ou comunicação. 

Por fim é importante destacar que a atividade de IC transcende uma “área de IC”,

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Certificação CIP II - Lançamos no Brasil o módulo avançado da Certificação em Inteligência Competitiva da ACI

A ADVS Brasil lançou aqui a Certificação CIP II do programa de Certificação Competitive Intelligence Professional. Começa em março de 2013 - www.advsbrasil.com.br

São 5 dias, envolvendo 3 cursos.

CI 401 War Game: Teoria e Prática (2 dias)
Tenha uma experiência prática de como executar War Games para antecipar movimentos dos concorrentes e construir estratégias campeãs. >>Saiba mais.
01 e 02/Março   8:30-17:00 
CI 402 Análise da Cadeia de Valor
Realizar análise de custo competitivo com base na estrutura da Cadeia de Valor e dar ao seu corpo gestor insights quantificados em profundidade sobre a sua (des)vantagem competitiva. >>Saiba mais.
09/Março   8:30-17:00 
CI 403 Antecipando Rupturas - Análise de Cenários, Ferramentas e Técnicas
Em um mundo repleto de incerteza competitiva, a Análise de Cenários é uma ferramenta que ajuda a desenvolver estratégias aderentes à sua empresa. >>Saiba mais.
15 e 16/Março   8:30-17:00 














Entrevista com Thomas Malone sobre Inteligência Coletiva

Entrevista com Thomas Malone sobre Inteligência Coletiva no site: http://edge.org/

Ele tem focado bastante no tema. Entendo que Inteligência Competitiva é um processo coletivo.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eventos SCIP 2012

Na última sexta teve mais um evento da SCIP 2012. Eles tem sido muito interessantes e com grande receptividade. Chegam a participar quase 100 pessoas.

No último evento a discussão foi sobre redes sociais. É possível conseguir cópias da apresentação com a SCIP Brasil - www.scipbrasil.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Turma 4 de Certificação em Inteligência Competitiva

14 de abril começa a 4ª turma do curso para Certificação Competitive Intelligence Professional da Academy of CI. Começa com o curso de Fontes de Coleta e Técnicas de Análise ministrado pelo Edson Ito. Ele explora em particular um case de coleta em uma feira profissional onde os alunos exercitam as técnicas de coleta de informações em fontes humanas. Teoria e prática. Bastante dinâmico como todos os cursos da Academy. Serão 5 cursos do CIP-I que ocorrerão 5 sábados seguidos. Não é preciso fazer todos os cursos caso nem todos os temas interessem ao participante. Mas fazendo os 5 cursos tem a vantagem de poder prestar o exame de Certificação Internacional.


Os 5 cursos são os seguintes:

Lista de Cursos

Cursos com Certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) - Academy of CI

Fundamentos - Nível CIP™ - I de certificação


São Paulo Belo Horizonte

São Paulo
Horário
Fontes de Inteligência e Técnicas de Coleta
Encontre maneiras criativas e comprovadas para desenvolver o processo de inteligência sobre seus concorrentes e mercado. Aprenda técnicas éticas de obtenção de informação a campo. >>Saiba mais.
14/Abril a definie
30 julho
8:30-17:00
Benchmarking Competitivo e Análise Tática
Aprenda métodos práticos para analisar e prever ameaças competitivas. >>Saiba mais.
5/maio
a definir
31/julho
8:30-17:00
Análise de Pontos Cegos (Competitive Blindspots)
Identifique vulnerabilidades estratégicas de seus concorrentes e seus movimentos mais prováveis. >>Saiba mais.
12/maio a definir
1/asgosto 8:30-17:00
Análise Cross-Competitor
Antecipe de maneira simplificada o movimento dos concorrentes quando vários competidores estão envolvidos. >>Saiba mais.
19/maio a definir
2/agosto 8:30-17:00
Criação e implantação de Operação de Inteligência
de Classe Mundial
Aprenda o que é preciso para desenvolver e executar uma operação de inteligência de padrão classe mundial. >>Saiba mais.
2/junho a definir
3/agosto 8:30-17:00