1. Não só coletar dados e gerar relatórios, mas saber como analisar informações (inteligência);
2. Antecipar oportunidades e ameaças e não gerar relatórios sobre fatos consumados;
3. Não ser um mero organizador de informações para os gestores, mas ser o promotor do debate.
4. Discutir ativamente sobre movimentos da concorrência e dos outros players do mercado. Valorize seu papel na empresa;
5. Entender que inteligência é um processo que exige estrutura e criatividade. Use técnicas de criatividade;
6. O concorrente não pretende divulgar suas ações antecipadamente, mas elas podem ser percebidas nas entrelinhas; Criatividade de novo;
7. Análise de informações e inteligência é um quebra-cabeças, onde cada informação é uma nova peça. É preciso juntar as peças; Seja criativo;
8. Promover reuniões e discussão dentro da empresa;
9. Fazer o MBA em Inteligência Estratégica, Competiva e Econômica da FIPE
10. Inteligência Competitiva é um processo Coletivo;
11. Criar um processo de inteligência coletiva, onde todos (TODOS) participam coletando e interpretando o que acontece no ambiente competitivo;
12. Ajudar a empresa a identificar e antecipar demandas dos clientes;
13. Ajudar a empresa a identificar e antecipar movimentos da concorrência;
14. Ser antecipativo;
15. Olhar à frente;
16. Ser pró-ativo;
17. Não transformar o processo de inteligência em um espelho retrovisor, mostrando aos seus diretores o que aconteceu, mas o que vai acontecer!
18. Criar processos de inteligência na empresa e não relatórios de divulgação de informação.
19. Entender que a inteligência está nas pessoas e na cabeça delas e não no papel que se gera.
20. Fazer o MBA em Inteligência Estratégica, Competiva e Econômica da FIPE para ver como por tudo isto em prática.
Inteligência Competitiva:
. Um processo Coletivo (para a informação fluir)
. Exige Estrutura (para a informação fluir e não se perder)
. Exige Criatividade (para transformar informação em inteligência antecipativa)
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