quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Inteligência Econômica

O termo, o conceito são um tanto quanto estranhos aos profissionais de inteligência no Brasil. O termo foi gerado pelo governo francês em 1994. Em sua definição inicial a inteligência econômica era vista como uma prática de Estado. Hoje envolve uma preocupação que abrange um grupo maior. Em todo caso é "uma preocupação da coletividade, seja Estado, empresas, comunidade, de maneira a promover coletivamente seus interesses" rapport Carayon 2003.

Uma comissão consultiva sobre a constituição de inteligência econômica do governo francês definiu o objetivo da inteligência econômica através de três capacidades:

  • Capacidade de gerir a informação e lhe dar sentido, para produzir conhecimento estratégico ou operacional a fim de esclarecer o estrategista ou tomador de decisão lhe fornecendo informação de boa qualidade, no bom momento  sobre o tema correto.
  • Capacidade de proteger seu patrimônio imaterial (informação, savoir-faire e defesa da imagem)
  • Capacidade de agir sobre o ambiente de maneira pro-ativa.

Finalmente a comissão define inteligência econômica de maneira bastante ampla e expressiva: 
 " é um modo de governança macro e mirco-econômica cujo objeto é o domínio da informação estratégica. Procede da vontade do mais alto nível da entidade que a pratica, qualquer que seja sua natureza ou tamanho: Estado, território, empresa, organização profissional, etc." 

O Estado é visto como organismo promotor e difusor de informação estratégica para as empresas do país, para a coletividade. Trata a informação de maneira aberta, clara e transparente em benefício do todo. A prática de inteligência econômica trata o acesso à informação de maneira ética. Este deve ser um princípio fundamental seja nas atividades de inteligência econômica, inteligência competitiva ou de inteligência estratégica. 

Orgãos como a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) têm se aproximado deste conceito. Tem buscado apoiar as empresas no acompanhamento do ambiente internacional e das oportunidades que esse oferece. Assim todos se beneficiam: as empresas, a sociedade, o país.


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