sábado, 14 de agosto de 2010
Web 2.0, inteligência, conhecimento.... o que vem pela frente?
Na semana que passou o Prof. Luc Quonian da Universidade de Toulon fez uma palestra na Câmara Francesa onde falou sobre evolução do comportamento das pessoas e da Web 2.0. Destaca na sua palestra, o trabalho colaborativo. Entende-se que cada vez mais as pessoas dependerão das outras para criar, desenvolver seu trabalho de maneira colaborativa. Trabalho colaborativo e compartilhamento de conhecimento. Como diz Piere Levy ninguém sabe tudo e cada um sabe alguma coisa. A inteligência está em toda parte. Mas o que se dá conta é a mudança que se espera ver a partir da mudança de comportamento das novas gerações com a Web. As pessoas que nasceram na era Web cada vez aprofundam-se menos neste ou naquele assunto e surfam literalmente sobre os assuntos. Quoniam fala da geração digital. Chama de geração 1.0 quem nasceu depois de 1985 e de geração 2.0 quem nasceu depois de 1995, isto é, quem hoje tem 15 anos ou menos. Um estudo feito por Mark Prensky mostrou que essas gerações passam 250.000 h em emails, 10.000 falando no celular, 20.000 horas na televisao, 500.000 h em ecomerce e só 5000 horas lendo. Ou seja, uma grande mudança no conhecimento adquirido pelos indivíduos. Não será certamente mais o mesmo tipo de conhecimento estruturado que estão nos livros, mas o conhecimento adquirido nas midias. Mas a grande pergunta do Prof. Quoniam é então como o conhecimento hoje existente será transmitido para as gerações seguintes? Pois os professores usam as midias que não interessam aos alunos. Dão aula presencial e mandam eles lerem livros. O prof. Quoniam usa ferramentas colaborativas nas suas aulas. Do tipo google docs. Realmente dá possibilidades interessantes. Por exemplo assistir uma aula e registrar em grupo o que está sendo discutido. Colaborativo. Interagem as pessoas com seus conhecimentos, estruturam conjuntamente suas idéias, criam juntas. Trabalhos criados não a duas mãos, mas a 16 mãos. Cada um dá um pitaco. Simultaneamente criando conhecimento. Pessoalmente já tive experiências interessantes com ferramentas wiki com alunos do mestrado e doutorado. Artigos criados em conjunto dentro da ferramenta wiki. Os alunos tinham a possibilidade de olhar o trabalho dos colegas e opinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Obrigado pelo texto...um ótimo suporte a aula de hoje.
Thiago.
Postar um comentário